Santuário Nacional de Aparecida recebe 10ª Romaria do Terço dos Homens
21/02/2018 22:15 em notíciascatolicas.com.br

Foi iniciada oficialmente na última sexta-feira, 16 de fevereiro, a 10º Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário de Aparecida. O evento, que durou três dias, reuniu mais de 70 mil homens à Casa da Mãe Aparecida, se tornando a maior romaria recebida no Santuário Nacional.

Seguindo o tema “Terço dos Homens, em Comunhão com as Vocações, resgatando Famílias”, o Padre João Batista, que celebrou a Missa do primeiro dia ressaltou que o Terço dos Homens apesar de ser uma novidade no Brasil, deixou de ser um modismo para se tornar uma profissão de Fé. “Alguns grupos do terço dos homens têm trazido verdadeiros testemunhos de conversões”, afirmou.

Além disso, o reitor do Santuário de Aparecida contou também que a recitação do terço também opera o resgate da família, explicando que quem é fiel ao terço, com certeza é também fiel a família. “O Terço dos Homens tem mostrando o quanto se pode realizar transformações a partir da força da fé”.

No dia seguinte, 17, o evento foi iniciado às 07h30, em frente à Tribuna Papa Bento XVI, onde uma multidão de homens de todas as idades se reuniu como seus terços para louvar a Mãe de Deus. “Na primeira romaria nós tínhamos seiscentos homens e agora depois de dez anos nós temos essa multidão que não cabe mais dentro do Santuário. É uma multidão incalculável. Então, esse crescimento é uma grande bênção para a Igreja no Brasil. É um movimento que nasceu no meio dos leigos com o apoio da Igreja”, assinalou Dom Gil Antônio Moreira, Bispo referencial do movimento, e Arcebispo de Juiz de Fora (MG) em entrevista ao A12.

Dom Gil presidiu uma Santa Missa na qual tratou sobre o papel de Nossa Senhora na transformação das famílias. “Na ‘Evangelii Gaudium’ o Papa Francisco afirmou: ‘Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais em casa de Jesus, com pobres paninhos e uma montanha de ternura’. Muitas vezes nossos lares podem se parecer muito mais com um curral de animais, com materialismo e até com violências, mas Maria indo a essa casa sabe transformá-la em casa de Jesus”, exortou em sua homilia.

No período da tarde os romeiros participaram da recitação do Santo Terço no Altar Central. A oração puxada pelo coordenador da Romaria do Terço dos Homens, Irmão Viveiros, contou com a presença de Dom Gil Antônio Moreira, do reitor do Santuário Nacional de Aparecida e do Padre Antônio Maria, além de sacerdotes que acompanhavam os diversos grupos.

Ao término do evento o reitor do Santuário anunciou a data da próxima Romaria do Terço dos Homens que será realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2019. (EPC)

COMENTÁRIOS
Tradutor / Translator